domingo, 14 de setembro de 2008

DOIS POVOS E QUATRO GRANDES RELIGIÕES

Dentre as muitas religiões da Terra, faremos menção agora das que surgiram através de apenas dois povos que têm o seu nome gravado na história com muitas lutas religiosas e muita Fé: Judeus e Árabes.
Como vimos, Abraão deu origem a dois povos: Árabes e Judeus. Do seu primogênito Ismael nascido da escrava Egípcia Agar, vieram doze príncipes, filhos de Ismael, que deram origem as doze tribos árabes. Do seu filho Isac, nascido da sua esposa Sara, veio Jacó que gerou doze filhos, que deram origem as doze tribos judaicas.
O povo judeu deu origem a duas grandes religiões: O Judaísmo com Moisés e o Cristianismo com Jesus Cristo.
O povo árabe deu origem a duas outras grandes religiões: O Islamismo com Maomé e a Fé Bahá'i com o Báb e Bahá'u'lláh.
Todas essas religiões são um universo grande de ensinamentos que sustentam inumeráveis povos e nações da Terra...
O Judaísmo está compreendido no velho Testamento da Bíblia e mais especificamente na Torá que reune os cinco livros de Moisés, também denominados de Pentateuco.
O Cristianismo está inserido no novo testamento bíblico, mais particularmente no que se mostra da Vida e dos Ensinamentos do Divino Mestre Jesus Cristo, contidos nos Quatro Evangelhos escritos por Mateus, Marcos, Lucas e João.
O Islamismo encontra-se no Alcorão Sagrado, que foi escrito aos poucos, pelos discípulos de Maomé, em tempos e lugares diferentes. Pelo que se sabe, Maomé repassava, através de ditado, para os seus discípulos, o que ouvia do Anjo Gabriel.
A Fé Bahá'i está compreendida principalmente nas Seleções dos Escritos do Báb e de Bahá'u'lláh.
Das quatro religiões citadas ela é a mais recente, data do século XIX e prega a unidade de todas as religiões na expressão: Do mesmo modo que há um só DEUS, há uma só religião, as mais diversas religiões são maneiras diferentes de ver a mesma coisa. Os seus templos têm nove portas em referência às nove grandes religiões da Terra e quaisquer representantes dessas religiões podem pregar seus ensinamentos no Templo Bahá'i. Ramezoni